WHAT A "PORRA" IS THAT??


O Blower é considerado por muitos o melhor veneno a ser usado em muscle-car. Trata-se de um veneno confiável e bastante potente, deixando os carros de quatro cilindros turbinados comendo poeira. Ele foi criado para veículos utilitários e aviões em países de grandes altitudes, por causa da baixa pressão atmosférica que reduz bastante o rendimento do motor.
A Eficiência Volumétrica indica o quanto de ar que o compressor consegue comprimir e quanto é perdido através de vazamentos. Por exemplo, se um compressor tem capacidade de 10 litros de ar de deslocamento, mas apenas 7,2 litros são deslocados, sua eficiência é de 72%. Um compressor com 45% de eficiência deverá ter o dobro do tamanho, para deslocar o dobro de ar e se comparar ao mesmo volume deslocado por um outro compressor de 90% de eficiência.
A Eficiência Adiabática Indica a quantidade de energia que o compressor perde em forma de calor para produzir potência. Um compressor com 100% de eficiência adiabática irá utilizar toda a energia necessária para comprimir o ar, sem aquecer o conjunto ou o próprio ar. Portanto, um compressor eficiente deve ter alta eficiência volumétrica para minimizar o seu tamanho e alta eficiência adiabática para maximizar a quantidade de ar comprimido pela unidade.
A Taxa de compressão deve ser baixa, entre 6.5:1 e 7.5:1. Ou seja, não use pistões cabeçudos, cabeçote rebaixado ou coisas assim. Obs: Não adianta querer atrasar o ponto de ignição para evitar pré-detonação.Para pressão acima de 0,4 bar são aconselháveis juntas de cabeçote metálicas. Colocação de anéis de vedação entre cabeçote e bloco é uma ótima opção. Comando bravo, só se for assimétrico (tempo de abertura para admissão e escape diferentes) com 0,010" a mais de levantamento (lift) na admissão e menos no escape. Maiores tempos de abertura no escape, no caso do Blower, significam despejar combustível pelo escapamento. Velas dois pontos mais frias, calibradas um pouco mais fechadas que o normal. Sistemas de ignição eletrônicos. Bobinas de ignição standard, nem pensar, escolha uma de alta tensão de saída minima (45.000V). Tudo isso é necessário devido à maior pressão dentro dos cilindros, que demanda centelhas de ignição mais fortes.
A alimentação é um ponto crítico, use bomba de combustível mecânica de alta performance, ou elétricas. Para a carburação vale sua criatividade, e depende do tamanho do motor e da pressão do Blower, mas um ou dois quadrijets com 750 CFM (ou maiores) são altamente recomendados. Obvio que quanto menos carburadores você usar, menos "dor de cabeça" na hora da regulagem. No caso da foto acima, está sendo usado Injeção Direta Enderle, Blower BDS e conexões XRP. Não deixe de instalar um manômetro na linha de combustível, que lhe permitirá checar se sua bomba supre as necessidades do(s) carburadores (se estiver usando bomba elétrica, este componente torna-se indispensável para efetuar a regulagem). Use o filtro de ar ou scoop cujo visual mais lhe agradar, mas não deixe a carburação desprotegida. Independentemente das variáveis...tenha cuidado. Blower com certeza é força bruta!


Um comentário:

  1. Para incluir seu comentário basta selecionar NOME/URL. Apenas o nome basta URL nem precisa. Quando for postar novamente você mais facil e nem nome nao precisará. Site ja reconhece. Abraço

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