DUVIDAS SOBRE CARBURADORES

Moçada
Hoje conversando com amigo Mario/SC sobre Anullar Booster, me senti com vontade de postar algumas respostas básicas a respeito de Carburadores para que possar ajudar ou servir de base para os nobre amigos que me incentivam a este Blog. Vamos lá:

Quanto maior o carburador, maior a potência? Qual o limite? 
Carburadores maiores podem ganhar potência em um Dinamometro, mas isso também pode resultar em aceleração lenta e menor eficiência de atomização do combustível. Em Geral carburadores menores tem aceleração maiores o que depende da receita é indicado.
.
Como faço para escolher o tamanho certo do carburador para o meu motor?
Esta resposta se dá usando uma fórmula simples que  vai ajudá-lo com isso. Multiplique as polegadas ³ de seu motor (318, 340, 340, 440 ETC) pelo limite máximo de RPM de sua admissão (6.000, 6.500 RPM etc) e divida pela eficiencia volumétrica que é 3.456.  O resultado é a quantidade de CFMo motor exige no limite de rpm máximo de sua admissão
.
Exemplo:
350 cid X 6,000 rpm = 2,100,000 
2,100,000 dividido 3,456 = 608 cfm
Ou seja, nesse caso um carburador de 600 cfm, que seria suficiente pois lembre-se sempre arredonde para baixo, pois estamos usando o limite máximo de RPM da admissao.
 
O ar é empurrado ou sugados por um carburador?
 Sugado, porém isso muda completamente se você tiver usando um Supercharger (Blower ou Turbina) que nada mais é uma indução forçada de ar. Quanto mais ar mais podemos injetar combustivel para a queima...mais o cabecote precisa ser maior e assim sucessivamente.
 
Onde devo-o regulador de pressão de combustível ser localizado e que tipo devo usar?

O regulador de pressão deve ser montado o mais próximo possível do Carburador ou Kit Nitro. Parece brincadeira mas já vi fotos de reguladores de pressão de combustivel dentro do carro ou seja no porta malas.. Quanto mais longe o regulador está, mais tempo será necessário para abrir e fechar logo pode dar "picos" de pressão interferindo diretamente na regulagem depois. O tipo de bomba de combustível que você está usando, juntamente com as necessidades de combustível do motor serão os fatores para a compra desse regulador de pressão.



Como faço para saber o tamanho da válvula de máxima que posso usar?
 O enriquecimento de combustivel em altas rotaçoes depende mesmo do tamanho da valvula de maxima. Normalmente estas valvulas se usa para preparações mais pesadas mesmo.
Cada válvula de alimentação tem estampado um número que designa o ponto de abertura a vácuo.  Por exemplo, uma "65" indica que a válvula de alimentação será aberta quando o vácuo do motor cai para 6,5 em Hg ou menos. Um vacuômetro precisa deve ser usada para determinar a válvula de alimentação correta para usar.
Se o veículo tiver uma transmissão manual, uma transmissão automática, tomar a leitura de vácuo sempre com o motor aquecido e em marcha lenta marcha.
 

Qual deve ser a altura minima para o filtro de ar? 

Mínimo é de 3/4 a 1 polegada. Isso minimamente para um para o fluxo de ar adequado.

  Por que é necessário para um carb ventilador para impulsionar ser relacionado?
Um carburador não faz  vácuo no motor quando há um supercharger entre o carburador eo motor.  Esta falta de vácuo faz com que a válvula de alimentação permaneça aberta. sendo que uma mistura pobre demais causa danos ao motor.



Como funciona segundo estágio a vácuo?
Carburadores com segundo estágio a vácuo são os mais populares para os veículos de rua, porque eles são muito menos agressivos. O tamanho e seleção do carburador correto não é tão exigente quanto as de acionamento mecânico. Basicamente funciona assim: . O vácuo abre-se quando o motor exige mais ingestão de combustivel no motor... Vácuo para o diafragma é obtido a partir do venturis do primeiro estágio que é mecanico (abertura de borboletas). Como rotação do motor sobe, as borboletas são abertas no primeiro estágio e cria um sinal de vácuo.  Caso um carburador seja muito grande para um motor, o diafragma de vácuo "dimensiona" o carburador de modo que flui apenas o montante necessário, a abertura parcial da secundários. A Holley possui um Kit de regulagem com 7 molas de tensoes diferentes..que regulam a abertura. Barry Grant vende individual.

 Como você define o nível de bóia e que efeito isso tem?

Para aplicações de rua, é recomendável começar com o nível de bóia 1/4janela de vista.  Alterando o nível de mudanças de flutuação, altera a quantidade de combustível na cuba (reservatório) para alimentar os JETs do carburador.  Aumentar o nível de flutuação pode ajudar o motor a responder mais rapidamente se você está tendo um "falta", enquanto reduzem o nível de flutuação pode atrasar o início do circuito de medição principal, e automaticamente injetar mais devagar.


Existem carburadores com borboletas perfuradas.? Por que e quando é necessário?


Sim, alguns carburadores Holley vêm com borboletas perfurado. Nao é gambiarra..rs Normamente sao da Serie HP da Holley e servem para motores de alta perfomance que necessitam de ar extra pois ten a camera de separacao. Na duvida a nao ser que tenha mais de 500 Hps NAO COMPRE..rs


 Porque me carburador "engasopa" ou dá "falta"?
Não importa qual situação você encontrar, você terá que verificar o básico primeiro, incluindo a pressão de combustível, nível de bóia, tempo de ignição, velas e ordem dos cabos, determinar o "rumo"  a seguir depois



Qual é a diferença entre um injetor reto e um Booster Anullar? 
O impulsionador do reto tem como nome indica uma espécie de perna extendida para fora do corpo principal e o Anullar é uma anel que descarrega muito mais homogeneamente o jato de combustivel. Veja ilustracao acima.
Quanto o tempo,  altitude e umidade afeta no carburador?

Pense simplesmente que quanto mais oxigenio, mais combustível precisa ser injetado para que motor funcione corretamente. Como a altitude menor a temperatura fica mais fria ou seja  há mais oxigênio no ar, então você precisa regular o esguicho para adicionar mais combustível.




Um comentário:

  1. quanto mais frio mais pobre a mistura, então vc precisa enriquecer
    quanto mais quente, mais rica, logo vc precisa empobrecer
    Maior altitude=ar menos denso=mais gasolina do que oxigênio= precisa empobrecer
    Menor altitude= ar mais denso= mais oxigênio do que gasolina=precisa enriquecer

    ResponderExcluir