Como esta semana vou ficar fora estou adiantando hoje em funçao do tempo no feriadão os POSTs.
Bom....abaixo o que me pedem sempre via mail:
QUAIS AS PEÇAS EQUIVALENTES DE OUTROS CARROS PARA ADAPTAR EM DODGE QUE FUI COLECIONANDO AO LONGO DO TEMPO E CONVERSAS.
Blog sobre DODGE nacional tem muitos e realmente não me dedico a falar muito sobre o nosso, mas resolvi colocar tudo em um unico lugar.
Se alguem tiver alguma outra equivalencia diferente destas que conheço pode enviar cometário, lembrando que é apenas para DODGE A-BODY (Nosso nacional). Nem vou pedir para comentarem, ninguém posta mesmo. Copiar e colar é mais facil...sei la pq é tao dificil comentar.
Moparabraço a todos
Selo d'água do bloco do Motor 318: São iguais ao do Opala. ( levar amostra ).
Reparo do cilindro de roda traseira: Igual ao do Monza 82 - Vargas.
Cruzetas: Kombi, Chevrolet C-10 ou Opala.
Sincronizadores e juntas de caixa 04 marchas: Chevy C-10, 4 marchas.
Pastilhas de freio: Opalas antigos ( mais ou menos 75-79 ).
O cabo de velocímetro: F-100 ou F-1000 MWM. Ele tem um tamanho maior, mas serve perfeitamente. ( leve o seu para conferir ).
Reparos de freio ( dianteiro, com pistonetes ): Empilhadeira Link, reparo Varga.
Reparos de freio ( só borracha/disco ): Pistão grande - Opala, Pistão pequeno - Fusca.
Velas: Com a rosca postiça usada no cabeçote do Fusca, pode-se utilizar vela VW AP nº 318.
Faróis: Charger - VW Brasília/ Dart - GM Opala ou Chevette.
Amortecedores dianteiros: Ford F-1000.
Bucha da barra estabilizadora: Ford Escort.
Alternador: Omega 3.0 com regulador eletrônico.
Vedador de válvula: Igual ao da Chevrolet Brasil.
Cabos de velas: ( 2 ) Dois jogos de cabos de vela Supressivos de Chevette
Reparo do cilindro de roda traseira: Igual ao do Monza 82 - Vargas.
Cruzetas: Kombi, Chevrolet C-10 ou Opala.
Sincronizadores e juntas de caixa 04 marchas: Chevy C-10, 4 marchas.
Pastilhas de freio: Opalas antigos ( mais ou menos 75-79 ).
O cabo de velocímetro: F-100 ou F-1000 MWM. Ele tem um tamanho maior, mas serve perfeitamente. ( leve o seu para conferir ).
Reparos de freio ( dianteiro, com pistonetes ): Empilhadeira Link, reparo Varga.
Reparos de freio ( só borracha/disco ): Pistão grande - Opala, Pistão pequeno - Fusca.
Velas: Com a rosca postiça usada no cabeçote do Fusca, pode-se utilizar vela VW AP nº 318.
Faróis: Charger - VW Brasília/ Dart - GM Opala ou Chevette.
Amortecedores dianteiros: Ford F-1000.
Bucha da barra estabilizadora: Ford Escort.
Alternador: Omega 3.0 com regulador eletrônico.
Vedador de válvula: Igual ao da Chevrolet Brasil.
Cabos de velas: ( 2 ) Dois jogos de cabos de vela Supressivos de Chevette
Rolamentos de roda dianteiro: Iguais ao do Ford Corcel ou VW Kombi.
Diferencial e suas peças: Igual a camionetas ( Braseixos ou Dana ex.: C-10 ).
Borracha de porta: Servem as do Opala 2 portas ( não fica perfeita... ).
Borracha do porta-malas: 02 jogos da borracha da tampa do motor da Brasília.
Porcas de roda: F-1000 ( somente rosca direita ).
Cabo de acelerador: VW Fusca.
Tampa de óleo do motor: Tampa do Jeep.
Correia do alternador: Ford Del Rey
Rolamento da roda dianteira: Corcel, Kombi ou Opala.
Reparo do carburador: Opala ( o pistão injetor ).
Filtro de óleo: Grande - Kombi diesel, Pequeno - Tempra.
Burrinho de freio: Fiat Fiorino 147
Rolamento do colar de embreagem: F-4000 até 82.
Bomba d'água: Eixo, rolamento e gaxeta - Willys ( Jeep, etc. )
Motor:
________________________________________________________
- Selo d'agua do bloco do Motor 318: São 9 de 41,5mm de diametro e 5 menores de 32mm. Os do opala que ficam no lado esquerdo do bloco são iguais. É só pedir o do opala tamanho médio, ou pelo tamanho, 41,5. O pequeno é o do Diesel Perkings, no cabeçote.
- Gaxetas (ou retentor traseiro): Retira o motor fora e coloca o vedador acrílico das Cherokee V8 ou Dakotas V6/V8. Nunca mais enche o saco.
- Correia do alternador/bomba d'água: Ford Corcel/Corcel II/Belina 69-83/Del Rey CHT 1.6 81-93
- Camisas de cilindro: Usa-se a da D10, e manda o torneiro fazer um trabalho até ficar o tamanho correto.
- Reparo da bomba D'água: mesmo reparo da bomba D'água do motor Mercedes 1113 (leve o original para conferir)
- Filtro de Ar: Ford F-4000
- Cebolinha do marcador de temperatura do painel: Motores de caminhão VolksWagen
- Valvula termostática: Corcel II a alcool, que abre a 82º graus
Diferencial e suas peças: Igual a camionetas ( Braseixos ou Dana ex.: C-10 ).
Borracha de porta: Servem as do Opala 2 portas ( não fica perfeita... ).
Borracha do porta-malas: 02 jogos da borracha da tampa do motor da Brasília.
Porcas de roda: F-1000 ( somente rosca direita ).
Cabo de acelerador: VW Fusca.
Tampa de óleo do motor: Tampa do Jeep.
Correia do alternador: Ford Del Rey
Rolamento da roda dianteira: Corcel, Kombi ou Opala.
Reparo do carburador: Opala ( o pistão injetor ).
Filtro de óleo: Grande - Kombi diesel, Pequeno - Tempra.
Burrinho de freio: Fiat Fiorino 147
Rolamento do colar de embreagem: F-4000 até 82.
Bomba d'água: Eixo, rolamento e gaxeta - Willys ( Jeep, etc. )
Motor:
________________________________________________________
- Selo d'agua do bloco do Motor 318: São 9 de 41,5mm de diametro e 5 menores de 32mm. Os do opala que ficam no lado esquerdo do bloco são iguais. É só pedir o do opala tamanho médio, ou pelo tamanho, 41,5. O pequeno é o do Diesel Perkings, no cabeçote.
- Gaxetas (ou retentor traseiro): Retira o motor fora e coloca o vedador acrílico das Cherokee V8 ou Dakotas V6/V8. Nunca mais enche o saco.
- Correia do alternador/bomba d'água: Ford Corcel/Corcel II/Belina 69-83/Del Rey CHT 1.6 81-93
- Camisas de cilindro: Usa-se a da D10, e manda o torneiro fazer um trabalho até ficar o tamanho correto.
- Reparo da bomba D'água: mesmo reparo da bomba D'água do motor Mercedes 1113 (leve o original para conferir)
- Filtro de Ar: Ford F-4000
- Cebolinha do marcador de temperatura do painel: Motores de caminhão VolksWagen
- Valvula termostática: Corcel II a alcool, que abre a 82º graus
- Carburador DFV: Pode-se substituir pelo Motorcraft que equipou o Galaxie, utilizando a flange do carburador do Maverick 4 cil. É so arrombar a flange p/ aumentar a passagem da mistura e alargar os furos de fixaçao para a flange casar c/ os prisioneiros do Dodge.
- Peças p/ carburador DFV: Reparo do carburador: Opala 6 cilindros (menos o pistão injetor). A maioria das peças p/ o carburador DFV sao compativeis ao carburador Weber 446 utilizado no Opala 6 cilindros. Existe uma diferença no pistao injetor quanto ao eixo, porem, o que poucos sabem e que a parte do injetor em si é desmontavel e pode ser colocada no eixo do injetor do DFV.
- Peças p/ carburador DFV: Reparo do carburador: Opala 6 cilindros (menos o pistão injetor). A maioria das peças p/ o carburador DFV sao compativeis ao carburador Weber 446 utilizado no Opala 6 cilindros. Existe uma diferença no pistao injetor quanto ao eixo, porem, o que poucos sabem e que a parte do injetor em si é desmontavel e pode ser colocada no eixo do injetor do DFV.
Embreagem: Chapéu Chines da C-10 + Disco e Plato da S-10
Rolamento da embreagem: FAG 526.468 (F-4000 até 82)
- Hastes: A-10 e C-10 até 85
Suspensão / Freios / Direção / Rodas:
- Correia da Direção Hidráulica: Alfa Romeu, Elba, Uno, Prêmio, Fiorino Pickup, Verona, Escort.
- Pastilhas de freio: Opala antigo
- Reparos de freio pistão grande: Opala
pistão pequeno: Fusca
- Flexíveis do Freio Dianteiro: Ford Pampa 4x2 / Ford Corcel
- Amortecedores traseiros: Escort SW ou Kombi (traseiros)
- Buchas das bieletas: Kadett
- Buchas superiores da balança: Palio. Altera apenas o furo dela é de 10mm no torneiro.
- Motor de partida (arranque): Dakota V6
- Regulador de voltagem: Corcel
- Bóia do tanque 107 litros: C-10 fica perfeito na furação e com a junta do fusca. Precisa acertar a resistencia da boia para ficar compativel com o marcador do painel.
- Hastes: A-10 e C-10 até 85
Suspensão / Freios / Direção / Rodas:
- Correia da Direção Hidráulica: Alfa Romeu, Elba, Uno, Prêmio, Fiorino Pickup, Verona, Escort.
- Pastilhas de freio: Opala antigo
- Reparos de freio pistão grande: Opala
pistão pequeno: Fusca
- Flexíveis do Freio Dianteiro: Ford Pampa 4x2 / Ford Corcel
- Amortecedores traseiros: Escort SW ou Kombi (traseiros)
- Buchas das bieletas: Kadett
- Buchas superiores da balança: Palio. Altera apenas o furo dela é de 10mm no torneiro.
- Motor de partida (arranque): Dakota V6
- Regulador de voltagem: Corcel
- Bóia do tanque 107 litros: C-10 fica perfeito na furação e com a junta do fusca. Precisa acertar a resistencia da boia para ficar compativel com o marcador do painel.
Cara, praticamente todos os dias visito esta pagina e posso dizer com toda certeza, essa materia foi de tirar o chapeu!!!!
ResponderExcluirSe ficasse sabendo disso antes, não teria me desfeito de meu dodge charger RT 78 preto, e anos antes uma RT 75 amarelo, justamente por dó de velos parado faltando alguma peça para reposição que não encontrava ou por ser cara demais. Foi uma pena, pois por aqui é muito dificil encontrar peças para eles. Se quiser posso mandar uma foto do meu DOJÃO, como costumava chama-lo.
Grande abraço........Parabens !!!!!!
Muito obrigado pelo comentário. Forte abraço e que mais um Mopar bata a sua porta.
ResponderExcluire pra dodge ram tem tb
ResponderExcluirGostaria de agradecer as informações...
ResponderExcluirMuito uteis, tenho um Dodge dart, com certeza essas informações serão muito uteis.
Muito Obrigado!!!
Fernando Cristino(fernandocristino@hotmail.com)
Nosssa vc merece o Nobel da engenharia...
ResponderExcluirSalvou muita gente perdida ai
Valeu mesmo!!!
Sempre as ordens Marcelo..Boa sorte ae
ResponderExcluirLegal, há um bom tempo que me deparo com estas listas de peças.
ResponderExcluirMas até hoje ninguém achou uma alternativa para a bóia dos dart/charger até 72 né?
Estou com esse problema...consegui um painel do 72 em estado mais ou menos com indicador funcionando, porém minha bóia é de 75 em diante e marca ao contrário e a resistência é incompatível-tive que usar um potenciômetro para poder funcionar pelo menos ao contrário (no painel 76 funcionava normal). Estou tentando fazer um circuito para "contornar" o problema. Se alguém quiser ou tiver alguma dica, meu email: opalaobranco@yahoo.com.br André.
Amigos, gostaria de saber sobre os pivôs, buchas, batedores, suporte, cochim, calço de motor, etc... ou seja todas as borrachas que ajudam na suspensão do dodge dart 72. Vocês tem alguma dica...
ResponderExcluirAmigos, gostaria de saber sobre os pivôs, buchas, batedores, suporte, cochim, calço de motor, etc... ou seja todas as borrachas que ajudam na suspensão do dodge dart 72. Vocês tem alguma dica...
ResponderExcluirOla Hugo..Suspensao de DODGE basta procurar no ML pelos preços. Não tem muita coisa que se possa substituir. Moparabraço
ResponderExcluirTo precisando saber qual e o prisioneiro da roda q da certo na roda da frente direito vc pode me ajuda?
ResponderExcluirF1000 Rosca direita
Excluiramigao boa noite, quero saber se tem alguma opçao de cebolinha de oleo do dodge dart 76.
ResponderExcluirja olhei a pressao e ta tudo certo .
acho mesmo que e a bendita cebolinha so apaga se acelerar muito e depois acende de novo.
obrigado.
No Mercado Livre já tem original baratinho..
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