ARDUN

Moçada

Na verdade hoje como estou com mais tempo resolvi postar algo que é bastante interessante e que muitos me perguntam mas poucos realmente sabem o que é. Os primeiros cabeçotes hemisfericos foram produzidos pela Jaguar para equipar seus motores, porem pelo custo e pela ineficiêncas os mesmos foram adotados pela Chrysler no inicio dos anos 50 ganhando assim a trademark HEMI. Fiz esta pequena introdução para falar sobre os cabeçotes Ardun.

A história dos cabeçotes Ardun começa com fundição de alumínio tratado que mudou completamente a comunidade de Drag Race com um  interesse entusiástico, eventualmente, alguns HOT RODs começaram a usar-los na rua.  Estes cabeçotes hemisféricos foram a ideia de Zora Arkus-Duntov e seu irmão Yura Arkus-Dontov. Hoje são extremamente raros - tão raro como qualquer peça de desempenho época, e ainda assim eles continuam a existir (em quantidades limitadas) mesmo 50 anos após seu nascimento. Estes kits de conversão são procurados e tratados como jóias,  por Drag Racers obcecados em adicionar seus nomes nas  páginas dos livros de quem já possuiram um ou aqueles que simplesmente gostam de coisas raras e exóticas.
R & C publicou um livro dividido em três partes escrito e editado por Tom Senter em 1971, intitulado "Ardun Livro Branco". Tom narrou o nascimento e desenvolvimento do kit  Ardun e alguns dos sucessos dos pilotos poucos afortunados o suficiente,  para te-los por eles próprios.
Os Ardun  eram falhos em diversas áreas - hastes de aço fundido empurravam e eram pesados ​​demais, sedes de válvula se soltavam devido a diferenças de expansão de alumínio e bronze, as válvulas eram demasiadamente pesadas ​​e coletores de escape eram complicados de fábricar.


Depois de alguns anos, muitos dos aperfeiçoamentos futuros foram resultado do trabalho da  C & T Acessórios, localizada em North Hollywood, Califórnia. Don Clark e Clem Tebow (mais de que construtores de motores simples) foram creditados como os que acabaram com estas falhas mecanicas - assim evoluindo a engenharia e a presença desses cabeçotes no seio da comunidade de corridas na época. Drag cars como o "SAFEWAY SAND BLASTING" , Lakesters como o silencioso LAKEWOOD Special e do cupê SoCal Special fizeram a honra destas pelas entre um grande número de pilotos e mostraram a potência Ardun. A C & T Ardun motores eram capazes de produzir 300 cavalos de potência na configuração de corrida completa em motores Flathead de 89 Cv originais.
Em meados de 1990, foi um empreendedor imobiliário de Pebble Beach, chamado Don Orosco, que teve a visão e determinação para escrever o próximo capítulo sobre os cabeçotes Ardun.
Don estava interessado em fazer algumas corridas históricas da Europa, e seu forte desejo de preservar algum do nosso patrimonio automotivo,  Don foi capaz de criar 30 pares  - que foram tecnologicamente superiores, mas esteticamente e dimensionalmente precisas com o original. Don vendeu 27 dos 30 jogos.
Isto é onde a família de Don Ferguson entra na história. 

Don Ferguson pai e filho estavam entre os poucos sortudos que correram nos lagos secos de Bonneville e Salt Flats equipados com motores Ardun. Fatalmente, o interesse eo desejo de corrida, liderada Don Ferguson Jr. em comprar ferramentas, desenhos e matrizes, tratamento térmico do alumínio (Alcoa 356) elevaram muitissimo o desempenho e durabilidade. 

Um dado interessante que é adequeado somente usar comandos com levantes leves devido ao aumento da taxa , que podem chegar a surpreendentes 13.4:1. Todas as informações técnicas Tom registrados faz parte do pacote oferecido por Don Ferguson Jr ao livro, uma contribuição importante.

Espero que tenham gostado e comentem.

Moparabraço a todos e até a proxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário